Parto Domiciliar

Parto Domiciliar
Nascimento da Clara - Parto da Ana Lemos

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

A gente morre e nasce várias vezes em uma mesma mesma vida. Na verdade esse renascimento é uma transformação. O meu último renascimento foi quando conheci a Arte de Doular, que veio acompanhado de várias outras novas vidas, essas vidas que tenho conhecido em seus primeiros suspiros. É uma experiência única! Nunca me imaginei acordando duas horas da manhã e saindo feliz para a casa de uma gestante. Foi assim no domingo retrasado, dia 8 de agosto. A Nadja me ligou de madrugada e disse que estava em trabalho de parto. Liguei para a minha vizinha, que veio ficar com o meu filho e fui até lá. Chegando lá, encontrei todos os homens dormindo na sala e a Nadja no quarto, com sua mãe e duas irmãs. Ficamos lá, conversando e rindo entre os intervalos das contrações. Depois de muito rebolar na bola, receber massagens e respirar profundamente, a Nadja disse que iria para a sala caminhar e pediu para que ficássemos no quarto. Cochilamos um pouco! As 7 da manhã partimos para o Santa Lúcia. Como havíamos passado a maior parte do trabalho de parto em casa, ela chegou no hospital já próximo de parir. Quando a obstetra fez o toque já estava com 9 centímetros de dilatação e fomos direto para o Centro Obstétrico. Âmbar, uma menina linda, nasceu 9 horas da manhã e como a sala da pediatria estava ocupada com um bebê que havia acabado de nascer, ela teve, para a sua sorte, que esperar deitadinha sobre o ventre de sua mãe. Êita dupla de sorte! Foi lindo ver aquele bebê suspirando calmamente junto a sua mãe logo após o nascimento.
Parabéns Nadja! Bem vinda Âmbar!

domingo, 1 de agosto de 2010

Ciência do Início da Vida. Entrevista com Dra. Eleanor Luzes

Domingo passado, dia 25 de julho, fui premiada com dois partos, um seguido do outro. O primeiro, parto normal, hospitalar, a gestante ficou em trabalho de parto menos de duas horas. Quando ela começou a sentir as contrações já estava com 3 cm de dilatação, uma hora depois já estava com 6cm e 20 minutos depois o bebê tinha nascido. Depois de tanta burocracia para pegar a roupa, nem eu nem o pai conseguimos entrar na sala de parto a tempo para ver o nascimento. O processo todo foi muito rápido e muito bonito!
Quando já estavam todos no quarto, bebê mamando, tudo tranquilo, liguei para a outra gestante, dizendo que talvez daria tempo para acompanhar seu parto. Esse, foi uma cesárea, pois o médico achou melhor, mesmo com a gravidez perfeita, interromper a gestação com 40 semanas. Corri para o Santa Luzia e cheguei a tempo de acompanhar tudo. Ela me pediu para fotografar e assim o fiz. Achei importante o papel da Doula em um parto cesárea também. Durante o parto, tentei confortá-la nos momentos em que ela ficou incomodada. Durante a recuperação, ela sentiu muito enjôo e eu e o pai revezamos nos cuidados com o bebê e a mãe.
Grande dia!!!