Parto Domiciliar

Parto Domiciliar
Nascimento da Clara - Parto da Ana Lemos

segunda-feira, 21 de março de 2011

Email que recebi de Rui Tavares - pediatra

Débora, que alegria ter contato com seu blog sobre parto normal. Aliás que absurdo ter que chamar o parto de normal, pois significa que aquilo que seria natural se tornou uma situação rara. Sou pediatra e tenho assistido quase diariamente os infortúnios das mães no pós-operatório de cesárea. Cesareana é uma grande cirurgia que se banalizou. A mãe tem muito pouco ou quase nada de cuidados pós-operatório, pois a prioridade é o bebê, que também sofre todas as consequências em sugar um leite materno cheio de adrenalina e sem conseguir repousar, excitado, querendo sugar o tempo todo, causa fissuras nas mamas, sangramento, regurgitações e excesso de acidez no estômago. Todos esses fatos são causados pelo fato da mãe tendo que se colocar de pé, com os pontos doendo, cheia de gases, ela produz muita adrenalina, que é o hormônio que te faz enfrentar a dor. A adrenalina é liberada também no leite materno. Causa cólicas, mas não é a causa única, agitação, pois é excitante, aumento da produção de acidez no estômago do bebê, causando azia e regurgitações, soluços e choro.
Essa desorganização nos horários, o impedimento ao repouso materno, stress, ansiedade são causa de desmame precoce, aumento de incidência de depressão pós-parto e todas suas consequências.
Interessante é que esses fatos não são divulgados, mesmo por aqueles profissionais que criticam o alto índice de partos cirúrgicos.
Parabéns e prossiga em sua luta na conscientização sobre o parto normal.
Rui Tavares - pediatra
Autor do livro "CONSERTADOR DE MENINO" - Orientações simples para pais modernos

3 comentários:

  1. OI, Déborah!
    Conheço Rui Tavares. Ele é pediatra alopata muito consciente e amoroso. Ele acompanha meus três filhos. Nina, que vai fazer 10 anos, Gabriel, de 2 anos e 8 meses e Iuri, de 2 meses e meio, mais assiduamente, claro.
    Fico muito feliz de ler as palavras dele aqui no seu blog.
    Bjs e até um próximo encontro conduzido por Rita...
    Maíra

    ResponderExcluir
  2. Beijos Maíra! Apareça mais nos encontros de quarta. Beijo

    ResponderExcluir
  3. É bom quando a gente encontra um médico assim!

    ResponderExcluir